Falando sobre Dengue

Vaccination of little girl in doctor's office. Kids funny adhesive plaster. Syringe with vaccine for covid-19 coronavirus,flu,dangerous infectious diseases. Injection. Clinical trials for human,child.

A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. Ela é endêmica em muitas regiões tropicais e subtropicais do mundo, incluindo partes da América do Sul, Ásia, África e regiões do Caribe. A doença é causada por quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), e a infecção por um sorotipo não confere imunidade a outros sorotipos, o que significa que uma pessoa pode ser infectada várias vezes ao longo da vida.

Os sintomas da dengue variam de níveis a graves e podem incluir febre súbita, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, erupções fisiológicas e fadiga. Em casos mais graves, a dengue pode evoluir para a forma grave da doença, conhecida como dengue hemorrágica, que pode levar a sangramentos, choques e, em casos extremos, à morte.

A boa notícia é que agora temos uma vacina no mercado que protege contra os quatro sorotipos de vírus da dengue Qdenga laboratória takeda. O esquema vacinal inicia com 4 anos podendo ser aplicada até 60 anos, são duas doses com intervalo de 3 meses entre elas.

Agora é com você, aproveite e vacine já! #vacinaparatodos#vacinaréumatodeamor#vacinasalvamvidas