Vulvoscopia

Vulvoscopia: o que é e para que serve?

Entenda a importância da vulvoscopia para o diagnóstico de doenças ginecológicas e saiba como se preparar para o exame.

Se você ainda não sabe o que é vulvoscopia ou tem dúvidas sobre a realização desse exame ginecológico, é importante conversar com o seu médico. A vulvoscopia pode ajudar a identificar diversas doenças ginecológicas que afetam a vulva, incluindo infecções, lesões, verrugas e câncer. Não deixe de cuidar da sua saúde feminina e agende uma consulta com um especialista para saber mais sobre a vulvoscopia.

A vulvoscopia é um exame ginecológico que utiliza um aparelho chamado colposcópio para examinar a vulva e a região perineal. Esse exame é indicado para mulheres que apresentam sintomas como coceira, dor, inchaço ou corrimento vaginal, bem como para aquelas que desejam realizar um exame de rotina para prevenção de doenças ginecológicas.

A importância da vulvoscopia reside no fato de que ela pode ajudar a identificar doenças ginecológicas que afetam a vulva em estágios iniciais, permitindo tratamento precoce e evitando complicações mais graves. Além disso, a vulvoscopia também pode ajudar a avaliar a eficácia do tratamento de lesões vulvares pré-cancerosas ou cancerosas já diagnosticadas.

Idade e frequência recomendadas para a realização da vulvoscopia

As diretrizes para a realização da vulvoscopia variam de acordo com a idade e histórico médico de cada pessoa. Em geral, recomenda-se que mulheres que apresentam sintomas na vulva ou na região perineal procurem um médico para avaliação e possível realização da vulvoscopia.

Além disso, a vulvoscopia pode ser indicada para mulheres que já tiveram resultados anormais no exame de Papanicolau, que têm histórico de infecção por HPV ou outras doenças sexualmente transmissíveis, ou que apresentam outros fatores de risco para doenças ginecológicas.

É importante que a frequência da realização da vulvoscopia seja determinada pelo médico responsável pelo acompanhamento da saúde ginecológica da pessoa, levando em consideração fatores individuais como idade, histórico médico e resultados de exames anteriores. Em geral, a vulvoscopia pode ser realizada a cada 1-3 anos, dependendo das necessidades individuais da paciente.

Marque já a sua consulta

Cuide da sua saúde com uma consulta ginecológica especializada na Clínica ProSalutis

Agende agora mesmo uma consulta com um dos nossos especialistas em ginecologia e obstetrícia e mantenha a sua saúde feminina em dia. 

Open chat
1
Ola! Em que posso ajudar?